R 1200 GS

BMW R 1200 GS. O ícone encontra o progresso, a perfeição encontra a paixão.

A R 1200 GS é “A GS”, modelo mais vendido da marca no mundo e líder há anos do segmento no Brasil. Com visual renovado e dinâmica aprimorada, a nova BMW R 1200 GS está mais versátil, confortável e robusta, oferecendo um nível inédito de equipamentos para a categoria.

Novo visual
Com linhas marcantes e novas opções de cores e acabamentos, a nova R 1200 GS também apresenta mudanças no para-lama dianteiro, enquanto pequenos defletores (conhecidos por winglets) adicionam um toque de perfeição aerodinâmica. Os painéis de compensação laterais do tanque de combustível também foram projetados recentemente.

O novo estilo também foi aplicado ao radiador, que possui uma superfície galvanizada ou é feito de aço inoxidável (pacotes Rallye e Exclusive). O caráter off-road da nova BMW R 1200 GS é enfatizado particularmente no pacote Rallye, que traz pintura metálica Azul Lupine, transmissão preta, elementos de decoração destacados sobre os lados do tanque de combustível em cores BMW Motorsport e quadro na coloração Azul Córdoba – combinação que resultou em nada menos do que a GS produzida em série mais esportiva de todos os tempos. Já o pacote “Exclusive” traz tanque de combustível com elementos claros e cor Iced Chocolate metálica. A transmissão em preto e os freios com acabamento dourado, por sua vez, representam um refinado contraste.

O painel de instrumentos da nova BMW R 1200 GS traz novo grafismo e layout, combinando elementos analógicos e um amplo visor digital, o que proporciona uma excelente visualização ao piloto.

Motorização
O modelo vem equipado com o vigoroso motor boxer, capaz de encarar as condições mais extremas dos cantos mais remotos da Terra. O bloco é bicilíndrico de oito válvulas, com 1.170 cilindradas, injeção eletrônica, módulo central remapeado, transmissão aprimorada em eixo cardã e refrigeração mista (líquido e ar). O conjunto, que é associado a um câmbio de seis marchas e embreagem hidráulica lubrificada a óleo, desenvolve potência máxima de 125 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 125 Nm a 6.500 rpm. Moderno e eficiente, o propulsor possui um catalisador adaptado para atender às exigências das normas de emissão da EU4. O novo modelo incorpora ainda um amortecedor de vibração no eixo de saída da transmissão e uma revisão do atuador do tambor de seleção e dos eixos de transmissão.

Pacotes e equipamentos
A BMW R 1200 GS oferece uma extensa lista de itens de série: acelerador eletrônico; ajuste dos manetes de freio e embreagem; ajuste de pré-carga do amortecedor traseiro; amortecimento variável auxiliar; assento em dois níveis; freios ABS; cavalete central; computador de bordo; controle automático de estabilidade (ASC); embreagem antideslizante; eixo cardã; guidão com ajuste de posição; imobilizador eletrônico; indicador de direção branco-cristal; modos de pilotagem variados, lanterna traseira em LED; para-brisa com ajuste de altura; protetor de cárter; rodas de liga leve, tomada de 12V; suporte de top case e suspensões paralever e telelever.

Na versão Sport+ estão incluídos todos os itens de série anteriores mais farol em LED; luz de posição diurna; protetor de escapamento cromado; manoplas aquecidas; controle de pressão dos pneus (RDC); piloto automático; protetores de mãos; luzes de direção em LED e manual do proprietário em português.

Na versão Premium+ são adicionados todos os itens da versão Sport+ mais controle de tração dinâmico (DTC); ajuste eletrônico de suspensão (ESA); sistema de partida sem chave (keyless); assistente de partida em subida; computador de bordo PRO; assistente de troca de marchas PRO; modos de pilotagem PRO; preparação para GPS; ABS PRO; controle automático de estabilidade (ASC); motor com acabamento preto (disponível apenas para o pacote Rallye); suporte para malas laterais; rodas raiadas.

Essa versão Premium+ pode ser equipada também com os novos pacotes Exclusive ou Rallye. O pacote Exclusive traz itens de requinte ao modelo, enquanto o pacote Rallye tem assento especial Rallye, para-brisa esportivo, protetor de chassi e largos apoios para os pés e rodas raiadas.

Dinâmica, segurança e conforto
A nova BMW R 1200 GS oferece diversos dispositivos que garantem uma dinâmica aprimorada e o máximo de conforto a bordo para piloto e passageiro. O modelo vem equipado de série com dois modos de condução: “Rain” e “Road”, oferecidos em conjunto com o Controle de Tração (ASC). O Riding Modes Pro (opcional) inclui os modos de condução adicionais “Dynamic”, “Dynamic Pro”, “Enduro” e “Enduro Pro”, assim como o Controle de Tração Dinâmico (DTC), que permite uma aceleração ainda mais eficiente e segura.

Os modos de condução “Dynamic Pro” e “Enduro Pro”, ativados por meio de um plugue codificado, também oferecem opções de personalização que permitem adaptar o caráter da moto. Outros elementos do Riding Modes Pro são o novo Assistente de Partida em Ladeira, os freios ABS Pro para uma maior segurança na frenagem e a luz de freio dinâmica, que é ainda mais eficaz ao chamar a atenção para a frenagem da motocicleta.

Em relação à segurança, o equipamento opcional Ajuste de Suspensão Dinâmico (ESA) “Next Generation” tem um sistema especial de amortecimento que se adapta de maneira automática à situação enfrentada pelo motorista, de acordo com sua condição de condução e a manobra realizada. Há também uma função totalmente automática de nivelamento para compensar os mais variados tipos de terreno.

Já o pacote Rallye permite que a nova BMW R 1200 GS seja usada de forma mais ativa no off-road devido a suportes de mola mais longos, um curso de mola prolongado e a uma mola que deixa a suspensão mais rígida, garantindo o total controle e conexão entre o piloto e a motocicleta.

MOTOR

Tipo Motor Boxer Bicilíndrico a 4 tempos Refrigerado por ar/óleo 4 válvulas por cilindro, alinhadas radialmente
Cilindrada 1.170 cc
Potência máxima 110 cv / 7.750 rpm
Torque máximo (Nm)/RPM 120 Nm a 6.000 rpm
Taxa de compressão 12:1
Catalisador 3 vias com sonda Lambda Norma de gases EU-3

DESEMPENHO / CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Velocidade máxima > 200 km/h
Consumo (90 km/h) 23,3 km/l
Consumo (120 km/h) 18,2 km/l

ALTERNADOR / AUTONOMIA

Alternador / Autonomia 720 W / ~ 365 km

TRANSMISSÃO

Câmbio 6 marchas
Transmissão Cardã

CICLÍSTICA / FREIOS

Suspensão dianteira BMW Motorrad Telelever com ESA – 190 mm de curso
Suspensão traseira BMW Motorrad Paralever com ESA, balança traseira monobraço de alumínio – 200 mm de curso
Roda dianteira 2.5 x 19”
Roda traseira 4.0 x 17”
Pneu dianteiro 110/80 – R 19
Pneu traseiro 150/70 – R 17
Freio dianteiro Discos duplos flutuantes de 305mm com pinças de 4 pistões
Freio traseiro Disco simples de 265mm com pinça flutuante de 2 pistões

DIMENSÕES / PESOS

Comprimento (mm) 2.210 mm
Largura (mm) 935 mm
Altura (mm) 1.450 mm
Altura do banco (mm) 850 mm / 870 mm (opcional)
Peso em ordem de marcha 1) 229 kg
Peso seca 2) 203 kg
Capacidade do tanque de combustível 20 litros
Reserva 4 litros

Os dados técnicos referem-se ao peso sem carga (DIN) 1) De acordo com as normas 93/93/EWG com todos os meios de funcionamento e o depósito cheio com, pelo menos, 90% da sua capacidade útil.

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